terça-feira, 24 de agosto de 2010

3° CONCURSO CULTURAL LITERÁRIO - CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA - DÊ O SEU RECADO

PARABÉNS AOS ALUNOS CLASSIFICADOS DO 3° CONCURSO CULTURAL LITERÁRIO
CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA – DÊ O SEU RECADO

CATEGORIA: POESIA
NOME: LIDIANE DA SILVA COSTA NATALINO SÉRIE: 8ªA
ESCOLA TÉCNICA AGROPECUÁRIA MUNICIPAL “SÃO FRANCISCO DE ASSIS”

ERA TUDO UM SONHO
Eu via um casulo e uma borboleta voar
Eu via um lindo botão, em rosa se transformar
Eu via as águas da nascente, correndo em abundância
Eu via a beleza dos campos, de longa distância.

Eu via um lindo rouxinol, cantando no quintal
Eu via palmeiras curvarem-se com a força do vendaval
Via nuvens , o céu inteiro cobrir
E o sol? Parecendo ouro, depois da chuva cair.

Todos eram felizes
Só existia alegria
Acreditei que encontraria
Meu mundo de fantasia...

Mas de repente, chamaram-me
Com tanta seriedade
De quem seria essa voz?
Era da realidade.

Olhei depressa ao redor
E nada mais encontrei
Nem nuvens nem borboletas
Era tudo um sonho... Acordei!

Então, dei-me conta
Que gastamos milhões, provocando guerras.
A natureza grita
Estamos destruindo nossa Terra.

Nosso maravilhoso Planeta
É o nosso mais precioso bem
Mas se não cuidarmos,
Não será de mais ninguém!

Meu recado está dado
Lembre-se da preservação
Proteja a natureza
O futuro está em nossas mãos
Agora depende de cada um
Ajudar o planeta ou ver a sua destruição.


CATEGORIA: POESIA
NOME: DAVI HENRIQUE DA SILVA MACHADO SÉRIE: 8ªA


PENSE ECOLÓGICO


Hoje o mundo necessita de cuidados
Se não fizermos nada a respeito
Seremos os mais prejudicados
Não teremos mais o controle da situação.

Ser ecológico é ser prático
É ter uma certa noção
De que se jogarmos aquele minúsculo plástico,
Podemos afetar uma futura geração.

Ter consciência ecológica
Não é ganhar prêmios por evitar
Que uma árvore seja cortada
Mas sim, ganhar prêmios
Para que nunca mais voltem a serem derrubadas

“Os grandes” representantes de nosso país,
Dizem que estão envolvidos com o tema
Promovem campanhas, mas do que adianta
Se não fizermos nada.

Enfim, ter consciência ecológica é isso
Não é somente pensar em remediar
É prevenir e preservar
Para depois não chorar.

CATEGORIA: POESIA
NOME: BRIGIDA SPERCHI DE O. MACHADO SÉRIE: 2°CTA

INOVANDO IDEIAS

Na noite tranquila da mata,
Os animais dormem protegidos
Mas mal sabem que ao raiar o dia
Perderão o seu lar.
Às seis horas, os tratores são ligados
E começam a derrubar as árvores para
Aumentar o pasto do fazendeiro
É bicharada correndo para todo lado
Desesperados, sem saber para onde ir
E se proteger
Já que sua casa está sendo destruída
E o lugar que garantia
Abrigo e alimentação já não existe.
Pra que tanto? O que existe não é suficiente?
A riqueza e a ambição cegam a vista
Dos homens em maio a natureza.
É preciso mudar, reciclar as ideias
Não encher a boca e dizer
Eu tenho consciência
Mas sim, mostrar nos pequenos gestosA diferença de se fazer um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário